13/07/07

O casal moderno, igualdade de direitos… E deveres!

O José e a Inês são aquilo a que se pode chamar de casal moderno. Ambos trabalham arduamente para poderem dar o melhor à menina dos seus olhos, a pequena Maria de apenas um ano…
Findo o tempo em que apenas o homem da casa trabalhava, enquanto a mulher ficava a cuidar dos filhos, hoje, com o aumento do custo de vida, são precisos dois ordenados para um casal jovem conseguir viver. Digo viver e não apenas sobreviver, porque além das obrigações familiares, tem que haver espaço para o lazer, senão não há relação que resista.
José é um marido moderno, não o típico machista de antigamente, que chegava do trabalho e esperava que a mulher lhe trouxesse os chinelos enquanto se sentava pesadamente no sofá. Ajuda nas tarefas domésticas, cuida da filhota, tenta tanto quanto possível apoiar Inês no dia a dia. Porém, há momentos em que a sua posição de macho vem ao de cima. À Sexta-feira depois do jantar e da cozinha arrumada surge um desses momentos… José combinou com alguns amigos uma ida ao café para colocar a conversa em dia. Tudo bem, não tivesse Inês tido uma ideia semelhante e combinado com algumas colegas de trabalho uma ida ao shopping.
Tudo se resolveria facilmente caso isto acontecesse há pouco mais de um ano atrás, antes do nascimento de Maria, mas agora surge o dilema… alguém tem que ceder e ficar em casa a cuidar da menina. Não podem sair os dois.
Aí começa a pequena discussão. José tenta assumir papel de macho, mas logo se apercebe que esse tempo já lá vai. Hoje em dia isso não existe e não é apenas porque é o homem que tem mais direito que Inês de sair de casa à Sexta-feira. Inês tenta manter a calma, evitar a discussão é essencial para a harmonia de um casal. Poderia até atirar à cara de José que ganha mais dinheiro que ele, mas não o faz, não seria justo, pois sabe que ele é um bom marido e companheiro.
Conversam um pouco, coisa que poucos casais fazem e, concluem que um deles terá mesmo que abdicar da saída nocturna.
José cede, Inês pode ir ao shopping e ele fica em casa a cuidar da menina, mas no dia seguinte fica decidido que ele poderá sair à tarde com os seus amigos e Inês ficará com a bebé. Tudo isto resolvido em paz, sem discussão, como deve ser num casal moderno, em que ambos tem os mesmos direitos, mas também os mesmos deveres.
Estamos no século vinte e um. Hoje o homem e a mulher tem de facto que ter vidas semelhantes, fazer as mesmas coisas, viver da forma como acham que devem viver. Quando um casal assume a relação e mais importante, ter filhos, tem que estar bem ciente disso.
O machismo acabou, a mulher emancipou-se. Porém, é preciso cuidado para que um novo fenómeno não surja… O mulherismo. O homem não está preparado para tanto.
O ideal mesmo é a partilha de todos os deveres de um casal pai de filhos, para que ambos possam gozar também dos mesmos direitos.
Pensem nisso antes de casar.

Sem comentários: