01/09/07

Red Bull Air Race Porto 07

Hoje foi dia da tão falada corrida Red Bull Air Race. Como fã de aviões, não podia deixar de lá estar para ver, ou pelo menos tentar ver o melhor possível. Bebi o iogurte liquido, comi o caramelo de framboesa e lá fui. Foi um sucesso! O público compareceu em massa, milhares e milhares de pessoas (600 mil), talvez mesmo um record de assistência para o evento. Algumas pessoas não resistiram ao intenso calor e tiveram que ver o show de ambulância, mas coisa pouca.
Os aviões são lindos, com os seus cerca de 500 kg de peso e 300 cv de potência atingem velocidades da ordem dos 400 km/h. Fazem um barulho semelhante a um carro de corrida, mesmo poderoso! As manobras que executam são fantasticamente rápidas e aposto, que se lá estivesse dentro, vomitava imediatamente o meu vazio estômago...
Nada de acidentes, tudo controlado. As primeiras piruetas ainda assustaram mas logo se percebeu que eram propositadas...
A corrida foi vencida pelo piloto inglês Steve Jones da equipa Matador. O campeonato é neste momento liderado pelo norte-americano Mike Mangold da equipa Cobra.
Destaque para a actuação da Breitling Jet Team, nos seus L-39 Albatros, capazes de atingir mais de 700 km/h. Aqui sim, poder a jacto! Fabuloso espectáculo.
Pelo que ouvi, teremos a corrida cá, pelo menos até 2009.
Mal posso esperar...

3 comentários:

iFrancisca disse...

Primeiro queria agradecer o comentário no meu blog... Em relação ás corridas fix parte da organização e em 2009 a Red Bull está indecisa entre Porto e Lisboa. E princípio será no Porto porque o rio Tejo é muito largo e retira emoção à coisa!!:-) Até lá!
Beijinhos e muitos sorrisos!

Sr. Miguel Peixoto disse...

Já me admirei por um evento de tal grandeza ter vindo para o Porto em vez de Lisboa... Não deixes a corrida fugir para os mouros!

Anónimo disse...

Estive lá, mas só no dia que antecedeu a esse tão dia quente, mas k por sinal quente também estava. Foi tanta a emoção que dei por mim várias vezes de boca aberta a ver aqueles "pássaros" a brincarem no ar. Adorei e espero repetir.

Teresa Soares